Mitsubishi Forums banner

Ferramentas de digitalização

19K views 58 replies 11 participants last post by  kimp  
#1 ·
Alguém pode recomendar uma ferramenta de diagnóstico que funcione para a terceira geração do Magna? Tenho uma Repco genérica que não gosta do meu TW, acho que preciso de uma compatível com MUT, se bem me lembro?
 
#2 · (Edited)
AFAIK, é preciso gastar uma quantia significativa de dinheiro para obter uma ferramenta de digitalização compatível com a Magna que funcione.

Havia um mecânico não muito longe de mim que tinha uma que funcionava.

Infelizmente, ele se aposentou e fechou há alguns anos.

Equipamentos de nível de mecânico doméstico "acessíveis" não funcionarão.

Por isso, não tentei comprar um.

Mas, se alguém souber de algo diferente, por favor, compartilhe.
 
#14 ·
Até onde sei, é preciso gastar uma quantia significativa de dinheiro para obter uma ferramenta de digitalização compatível com a Magna que funcione.

Havia um mecânico não muito longe de mim que tinha uma que funcionava.

Infelizmente, ele se aposentou e fechou há alguns anos.

Equipamentos de nível de mecânico doméstico "acessíveis" não funcionarão.

Por isso, não tentei comprar um.

Mas, se alguém souber de algo diferente, por favor, compartilhe.
Eu tenho alguns scanners de fábrica, se estiver interessado.
 
#3 · (Edited)
Estou usando uma unidade Bosch que tenho há alguns anos. Não é a mais barata. Não é a mais cara [se bem me lembro, cerca de US$ 150]. Comprei porque tem atualizações online disponíveis e acessa todos os computadores do seu veículo [Minha caminhonete Nissan tem 5-6]. Não posso dizer se funcionará no seu veículo, mas acho que você meio que entende o que você paga por coisas assim. ...J.D.
 
#4 ·
Não.

A Magna/Verada de 3ª geração, exclusiva da Austrália, tem um protocolo especial, que precisa de uma ferramenta de diagnóstico de qualidade "oficina" ou "concessionária".

Custa pelo menos $1.000, se você conseguir encontrar a certa.

Houve discussões suficientes sobre isso no antigo fórum AMC.

Apegar-se a palhas quase certamente resultará em dinheiro desperdiçado.
 
#6 ·
Comprei uma configuração MUT 111 da aliexpress, mas ela não está configurada para modelos australianos. Acho que precisa da identificação do modelo do Diamante equivalente. Não acompanhei isso mais.
Um produto da marca Launch de um distribuidor de Sydney que deveria funcionar para todos os veículos fabricados na Austrália - $2400
Nada mais a um preço mais baixo que funcione.
 
#8 ·
Uma pergunta para vocês aí embaixo... Onde foram construídos os modelos Mitsubishi que vocês estão dirigindo? ...Nos EUA, existe um padrão federal de emissões [OBD-2] em vigor para todos os veículos novos vendidos aqui. Os Mitsubishis que temos aqui foram construídos nos EUA [fábrica agora fechada] ou no Japão. Vocês têm algo assim por aí? ...J.D.
 
#27 ·
Uma pergunta para vocês, pessoal, lá de baixo... Onde foram construídos os modelos Mitsubishi que vocês estão dirigindo? ...Nos EUA, existe um padrão federal de emissões [OBD-2] em vigor para todos os veículos novos vendidos aqui. Os Mitsubishis que temos aqui foram construídos nos EUA [fábrica agora fechada] ou no Japão. Vocês têm algo assim por aí? ...J.D.
A indústria automotiva da Austrália não adotou o OBD2 até 2006, então é uma questão de sorte se algum carro novo vendido aqui antes disso pode ser escaneado usando uma ferramenta de diagnóstico OBD2. Alguns exemplos:

1. Meus Hyundai Sonata EF V6s (1998-2002) são sistemas OBD1, mas alguns scanners OBD2 os lerão, com o software certo. Por exemplo, meu scanner Bluetooth OBDLink LX lerá o EMS com o aplicativo gratuito "CarScanner" disponível na Google Play Store, mas não com o software que veio com a própria unidade. No entanto, ele também não fará a leitura de outros sistemas, como transmissão, etc. Essa é a principal razão pela qual comprei minha ferramenta de diagnóstico Foxwell NT530 - porque ela se comunica com todos os Hyundais já produzidos, não apenas com os modelos OBD2/2006+, e o faz multidirecionalmente com todos os sistemas (ou seja, motores/EMS, transmissão, SRS, etc.).

2. Todos os sistemas no Honda CRV 2002 do meu sobrinho podem ser lidos/limpos, etc., usando meu scanner Bluetooth OBD2 (OBDLink LX). O mesmo para o Ford (Austrália) Fairlane V8 (1994) do meu amigo (vai entender!).

3. Meus amigos 1&2 Gen Toyota Prius são lidos de forma mais confiável usando o scanner OBDLink MX+, com o módulo Toyota adicionado.

4. O Mitsubishi Verada '98 (Diamante em linguagem O/seas) da minha mãe não é nem visível para nenhum scanner/leitor OBD2 que eu tenha tentado, mas pareceu cooperar totalmente com meu Foxwell NT530 que comprei há alguns anos, depois que paguei os ~AUD$100 adicionais há alguns dias para adicionar o software Mitsubishi OE (OBD1/"MUT") a ele.

5. O Hyundai Excel '98 (Accent) da minha filha - invisível para as ferramentas OBD2, mas totalmente interativo com meu Foxwell NT530 com software OE (OBD1).

6. Ford Fiesta 2002 da sobrinha 100% OBD2.

Tudo o que é vendido novo a partir de 2006 na Austrália é 100% OBD2 (ou seja, o mesmo que nos EUA e na Europa).
 
#9 · (Edited)
A Mitsubishi assumiu a fábrica da Chrysler em Adelaide, na Austrália do Sul, em 1980, até então fabricando modelos grandes de 6 e V8.


Aprendi a dirigir principalmente em um modelo Chrysler VE Valiant de 1968, fabricado na Austrália.

Quase o mesmo que o dirigido por Dennis Weaver no filme "Duel", dirigido por Stephen Spielberg.

Os modelos Diamante - os mesmos que um Magna, exceto pelas diferenças de acabamento e detalhes, foram exportados para os EUA e outros lugares, e foram fabricados na mesma fábrica, com uma fábrica de motores separada nas proximidades.

Exportações[edit]
Ao longo do tempo de venda do Magna e Verada, a Mitsubishi Australia exportou o modelo para uma variedade de países diferentes. O mercado norte-americano viu a luxuosa gama Verada importada como Diamante. Também foi vendido no Reino Unido, onde importaram o Magna Wagon e o Diamante Sedan (do Japão) para serem vendidos coletivamente sob o nome Sigma.

A Mitsubishi também importou o Verada Wagon (como Diamante) para o Japão para complementar seu próprio Diamante Sedan.

A Nova Zelândia viu ambas as placas de identificação importadas, com a adição do Mitsubishi V3000.

Em mercados menores, o Magna foi exportado para o Oriente Médio.[91]

A tabela a seguir lista os mercados de exportação.


 
#10 ·
Interessante. O que também me deixa curioso é se eles têm uma configuração de ECU diferente. Nos EUA, todos os carros usam o mesmo plugue de diagnóstico padrão e protocolos de ECU, exigidos pelas regulamentações governamentais. Todos os códigos de diagnóstico são padronizados de um fabricante para outro. Mesmo que um carro seja importado, para ser vendido novo aqui, ele tem que atender a esse protocolo.
...J.D.
 
#12 ·
Eu tenho um pouco de conhecimento sobre isso. Como meus carros atuais são bastante antigos, tem sido um desafio, para dizer o mínimo, encontrar opções obd baratas.
Carro 1. Ford Falcon 1999, ele usa um sistema obd1, só recentemente se tornou fácil usar scanners obdii com ele, houve um longo período de espera para que alguém descobrisse, os fóruns australianos da Ford estão cheios de pessoas tentando descobrir o antigo sistema obd1.
Agora o Forscan faz o truque, pode conectar sem problemas, mas demorou muito para chegar.
Como as montadoras são entidades muito globais, o que acontece em um país também acontece em outro, muitas vezes me deparei com Fords dos EUA da mesma época que usavam o mesmo sistema, então parece ser compartilhado entre os países, pelo menos com a Ford.
Carro 2: mitsubishi outlander 2003
Vendidos nos EUA, é exatamente o mesmo ecu (também o modelo airtrek inicial é praticamente idêntico), até as cores dos fios para o ecu. Durante meus muitos anos procurando um leitor obd simples para os primeiros mitsubishi desta época (nota: ainda não disponível) encontrei um cara nos EUA com o mesmo modelo outlander, pedi a ele para verificar as cores de seus fios para o conector obd.......idêntico.
Mitsubishi, grande empresa global, mais uma vez, é tudo praticamente igual onde quer que você esteja.

Em relação aos desenvolvimentos obd no padrão obd2, acho que todos seguiram os EUA, parece ser um padrão global agora (não sou especialista nisso).

O que me interessa: sistema proprietário obd1 ford......finalmente foi resolvido e os dispositivos obd podem ser usados agora usando o programa forscan, muito fácil e barato de fazer agora.
Sistema Mitsubishi Mut2: obd proprietário, muitos programas diferentes utilizáveis para indivíduos muito técnicos, mas nenhum programa simples plug/play.......até agora.......acredito que está muito perto.
Assim como o forscan levou anos e anos para surgir, o mesmo com o mut2. Ainda esperando por esse chegar, nenhum programa obd simples plug-and-play para conectar todos os computadores com mut2.
Talvez já esteja lá e eu não tenha encontrado, estou procurando com bastante afinco há algum tempo.
 
#19 ·
Portanto, não tentei comprar um.

Mas, se alguém souber de algo diferente, por favor compartilhe.
Estou pensando em tentar isso (software)...
Ebay: procure por MUT-III SE 23121-00

"A versão mais recente da Mitsubishi do MUT-III SE 23121-00 (cobrindo veículos de 2024) e driver Pass-thru, bem como uma ferramenta GUI de driver personalizada (desenvolvida na Austrália)."

(Vendido pelo perfil do ebay ker0de.
+ $80 para o cabo adaptador)

Eu avisarei como vai.
Peter.
 
#21 ·
Eu sei que o protocolo mut 2 é usado na versão 1 dos outlanders, é uma grande dor de cabeça encontrar algo que se comunique com ele.
Seria bom se você pudesse usar esse software Mut3 (facilmente disponível na net) através de um driver pass thru, eu acho que alguns dos softwares mut3 da mitsubishi
têm o mut2 mais antigo nele, mas como se conectar ao software é um problema para mim...........Eu sou um novato, nunca tentei fazer isso.
Se isso fosse possível, abriria todos os sinos e assobios do software para qualquer versão de mut.
 
#22 ·
Bem, eu dei uma olhada no anúncio do ebay, não tenho certeza se o software mut3 mais recente cobre mut2 (existe um mut1 também, não estou familiarizado com esse), mas você pode baixar diferentes versões gratuitas desse software que cobre o protocolo mut mais antigo. Se esta é uma maneira de conectar as versões mut mais antigas dos carros a esse pacote de software, então é o que eu quero há muito tempo. Não tenho experiência com taxtrix etc. ou drivers pass thru, apenas com obd11 (um cara no Canadá faz uma caixa que converte o mut2 para canbus que eu uso, mas não se comunica com todas as ECUs, é limitado, ele faz outro dispositivo que se comunica com todas as ECUs, mas usar o software mitsubishi é realmente o caminho a seguir. ...muito interessado nisso.
 
#23 ·
FWIW.
O sistema de comunicação do computador é bastante genérico para o barramento do sistema de 2 fios usado em carros, incluindo o que é usado internacionalmente.
Eu acredito que o problema em usar ferramentas de digitalização 'genéricas' é que existem diferenças entre qualquer 'endereço' em particular e o que essa função em particular é chamada.
O sistema dos EUA exigia que um conjunto básico de endereços e nomes fosse estabelecido para a indústria dos EUA "OBDx". Ou seja, a maioria dos sistemas genéricos pode funcionar na Magna, mas pedir, por exemplo, 'P0102' pode não se relacionar com o que é P0102 nos padrões dos EUA.
'Eu acho'!
rumpfy
 
#24 ·
Alguns anos atrás, comprei um Foxwell ET2530 (NT530 fora da Oz) através da Repco por $375 (através do distribuidor australiano Endeavour Tools - ET2530 Foxwell Multi System Scan Tool Enthusiast ) para usar com meus Hyundais OBD1. Ele vem de cortesia com o software de um fabricante, então obviamente peguei o Hyundai/Kia com o meu, mas esta manhã paguei ~AUD$100 para instalar o software Mitsi para que eu também possa usá-lo para trabalhar no KF Verada da minha mãe. Minha primeira experiência de uso para escanear parece satisfatória, embora eu ainda esteja me acostumando a entender o sistema Mitsi de codificação OBD1 (veja meu outro post de hoje - (15) Unknown OBD1 Codes '98 KF Verada | Mitsubishi Forums ).

Não é o scanner mais amigável que já usei em termos de configuração com o novo software (tive que conversar com a central de atendimento deles), mas, em suma, parece escanear todos os sistemas no '98 Verada Ei da minha mãe bem o suficiente, e com certeza é mais barato do que outras opções OBD1, que parecem estar bem acima de $1K (veja exemplos de capturas de tela em meu outro tópico que acabei de postar acima). Parece me dar funcionalidade de códigos claros também, no mínimo. Se você mora em Perth, pode vir experimentar o meu no seu Mitsi antes de realmente gastar dinheiro. Acho que ainda seria o mesmo se você comprasse o Foxwell NT530 através do Ebay ou algo parecido por um preço mais barato, porque todo o download, etc., que fiz, foi através do site global/americano da Foxwell de qualquer maneira...

Agora eu só preciso entender melhor o sistema de codificação em termos de quais códigos de erro significam o quê (é certamente muito diferente do que eu recebo da Hyundai/Kia)...
 
#26 · (Edited)
Isso é realmente uma boa informação, você pode dizer qual foi o processo básico para atualizar o scanner? Tem que se conectar à internet ou via cartão de memória ou algum outro método?
Aqui estão alguns vídeos que demonstram o scanner real, como configurá-lo inicialmente e como adicionar software de veículo adicional. No meu caso, a única coisa que fiz de errado foi presumir que, como eu já tinha o aplicativo FoxAssist aberto (de comprar e baixar o software adicional), ele então atualizaria meu scanner/cartão SD, mas aparentemente ele só fará isso quando você tiver conectado seu scanner/cartão SD ao seu PC ANTES de abrir o aplicativo para atualizar com o software adicional. Em outras palavras, eu tive que:

1. Vá para FoxAssist para comprar/baixar o software adicional (Mitsubishi OE);
2. Depois que o download for concluído, feche o aplicativo FoxAssist;
3. Insira meu leitor de cartão SD na porta USB do meu PC;
4. Abra o aplicativo FoxAssist novamente;
5. Clique em atualizar;
6. Ejetar meu leitor/cartão SD e inserir de volta no meu scanner NT530.

A etapa 1-2 foi a etapa mais longa, levando alguns (<5?) minutos. As etapas 3-6 levaram apenas um ou dois minutos, se tanto....

Espero que isso esclareça.

Foxwell NT530 Unboxing - YouTube
Foxwell NT530 - Uma ferramenta de digitalização bidirecional acessível por menos de US$ 200
Ativação do scanner Foxwell e configuração da instalação do software
Como ativar e atualizar o Foxwell NT530 para software extra?
Atualização de software de ferramentas de digitalização Foxwell - YouTube
Foxwell NT530 - adicionando uma nova marca de carro (somente PayPal)
 
#28 ·
Obrigado Kimp por todos os detalhes sobre a atualização e obtenção do software Mitsubishi, é tão fácil fazer isso para Fords com o software Forscan, surpreso que alguém não tenha descoberto como fazer o mesmo para Mitsubishi OBD1 e OBD2. O cara que projetou o software Forscan fez uma fortuna absoluta com downloads de aplicativos, um número enorme. Isso deveria ser incentivo suficiente para que algum guru de software fizesse o mesmo para Mitsubishi, estou esperando por isso há muito tempo.

De qualquer forma, obrigado novamente por se dar ao trabalho de postar esses detalhes, muito bom saber o processo